PAISAGENS ESPECULATIVAS
Este mini curso tem como proposta realizar um panorama sobre a relação entre a produção artística e a noção de território, especificamente o caminhar, a cartografia e utilização de mídias locativas como suporte para a arte.
Apresentação
Através da história da arte é possível observar as variadas inovações e experimentações criativas, tanto técnicas quanto conceituais, empreendidas pelos artistas de diferentes movimentos. Em cada movimento, uma técnica ou uma estética se consagrou como sendo característica daquele movimento e seus preceitos. Novas formas de representação, de uso de materiais e aplicação de conceitos foram surgindo. Na arte moderna e contemporânea as inovações vem ocorrendo, principalmente, nos meios de expressão e representação utilizados. Podemos enumarar uma diversidade de tipos de obras que rompem com a representação artística figurativa, tais quais a instalação, a performance, a land art etc. Este curso focaliza uma prática específica: o caminhar e o mapear. Unindo geografia e arte, o curso “Paisagens especulativas” aborda a deambulação entendida como uma prática estética – prática esta já utilizada pelos dadaístas e aperfeiçoada mais recentemente com o auxílio e a evolução das mídias locativas. Nesse curso o aluno encontra um panorama de artistas que se utilizam da prática do caminhar e do mapear o território como uma possibilidade criativa.
Objetivos
O curso tem como objetivo geral apresentar o caminhar e o mapear como uma prática estética capaz de contribuir com a produção artística contemporânea. Ao final do curso espera-se que o aluno tenha ampliado seu repertório em artes; seja capaz de refletir sobre a relação entre geografia e arte contemporânea; compreenda melhor como a deambulação, o mapeamento e o registro podem ser utilizados como uma prática criativa e estética na produção artística; conheça o impacto das mídias locativas nas artes.
Para quem é este curso ?
R: professores artistas arte-educadores estudantes vestibulandos pesquisadores curadores museólogos.
Seja o primeiro a deixar um feedback
